Tosse alérgica e persistente: quais as causas, sintomas e o que fazer?
- jessicasouza94
- 20 de jun. de 2023
- 1 min de leitura
Muitas vezes confundida com um resfriado, a tosse alérgica persistente pode ser um incômodo constante na vida de quem sofre com ela. A tosse alérgica e persistente ocorre quando o sistema imunológico tem uma reação a algumas substâncias como pólen, poeira, pelo de animais, perfumes e cheiros químicos fortes, entre outros. Essas substâncias desencadeiam a inflamação das vias respiratórias, resultando em uma tosse persistente e seca.
Uma das características principais da tosse causada por alergias, é que ela pode persistir por semanas, é uma tosse seca e irritativa. A tosse pode piorar em certos ambientes, durante a exposição a alérgenos específicos ou durante determinadas épocas do ano, como a primavera, quando a quantidade de pólen no ar aumenta.
Além do tratamento médico, algumas medidas podem ajudar a reduzir os sintomas da tosse alérgica persistente, como: manter livre de poeira e mofo, usar capas antialérgicas nos travesseiros e colchões, evitar o contato com animais de estimação se você for alérgico a pelos, utilizar produtos hipoalergênicos, são algumas das recomendações.
Importante ressaltar que outros fatores como uso de medicamentos para hipertensão, refluxo e cigarro, também podem causar a tosse seca e persistente.
Lidar com a tosse alérgica persistente pode ser desafiador, mas com o diagnóstico correto, o tratamento adequado e a adoção de medidas preventivas, é possível controlar os sintomas e melhorar a qualidade de vida. Consultar um médico especialista é essencial para obter um plano de tratamento personalizado e garantir o alívio dos sintomas da tosse alérgica persistente.
Aqui na clínica Respiratus você conta com todo suporte e atendimento para ajudar no tratamento da sua tosse alérgica e persistente.
Comentarios