top of page

Sangramento nasal: quais as causas e como evitar?

  • Foto do escritor: jessicasouza94
    jessicasouza94
  • 8 de jul. de 2024
  • 1 min de leitura

O sangramento nasal, ou epistaxe, é uma condição comum que pode afetar pessoas de todas as idades. Embora geralmente não seja grave, pode ser desconfortável e, em casos raros, sinalizar um problema de saúde mais sério.


Isso pode ocorrer devido a várias razões, sendo as mais comuns o ressecamento das mucosas nasais devido ao ar seco, lesões por coçar ou cutucar, hipertensão, infecções respiratórias, alergias, e o uso excessivo de descongestionantes.


Para evitar o sangramento nasal é indicado manter o ambiente umidificado, hidratas as vias nasais com soro fisiológico, vaselina ou pomadas nasais, evitar coçar ou cutucar as narinas e evitar a exposição a irritantes como fumaça e produtos químicos fortes.


O que fazer em caso de sangramento nasal?


Manter a calma é essencial para controlar o sangramento, jamais deite-se pois isso pode acabar fazendo com que o sangue escorra pela faringe e cause mais desconforto. O ideal é sentar-se e inclinar a cabeça para frente, você também pode aplicar uma compressa fria ou pressionar as narinas com o polegar e indicador por 10 a 15 minutos.


Caso as dicas acima não ajudem a parar o sangramento, é recomendado procurar atendimento médico mais próximo e investigar a causa.

Comentários


Rua Porto Alegre 120 - Centro Médico - Centro Chapecó - SC - 89802-132

(49) 3322.3670

(49) 9 8923.6871

bottom of page