Rinite e Sinusite: Entenda as diferenças e como tratar
- jessicasouza94
- 17 de jun. de 2024
- 1 min de leitura
Rinite e sinusite são condições bastante comuns que afetam as vias respiratórias superiores, porém possuem características e sintomas distintos.
A rinite é uma inflamação da mucosa nasal e pode ser classificada em rinite alérgica e rinite não alérgica. No caso da rinite alérgica, os principais causadores são poeira, mofo, pólen, ácaros, pelo de animais ou mudanças de temperatura. Já a rinite não alérgica é provocada por algum tipo de vírus, como nos casos de gripe ou resfriado. Os sintomas mais comuns da rinite são coriza, espirros constantes, olhos lacrimejando, coceira no nariz e na garganta, e congestão nasal.
A sinusite também é um processo de inflamação, porém ocorre nas mucosas dos seios da face (cavidades ao redor do nariz) e pode ser considerada crônica ou aguda. Dependendo do caso, pode ser causada por infecções virais, bacterianas ou fúngicas, ou até mesmo após um resfriado ou devido a problemas estruturais nas cavidades nasais. Os principais sintomas da sinusite são dor e pressão na face (especialmente ao redor do nariz, olhos e testa), congestão nasal, secreção nasal, diminuição do olfato e paladar, e, em alguns casos, febre.
O tratamento indicado para ambos os casos deve ser prescrito por um médico. No entanto, algumas dicas podem ajudar a aliviar e até mesmo prevenir o surgimento dos sintomas. Mantenha-se hidratado, identifique e minimize a exposição a alérgenos conhecidos, como poeira, ácaros e pelos de animais. Mesmo no inverno, mantenha os ambientes ventilados. Lavagem nasal com solução salina ajuda a remover alérgenos e secreções, prevenindo a congestão e infecções. E, se possível, evitar o cigarro.
Comments