Coronavírus? Entenda melhor sobre suas causas.
- Jéssica Meira
- 14 de dez. de 2020
- 2 min de leitura
Você sabe o que é o Coronavírus?
Os coronavírus (CoV) são uma grande família de vírus que causam doenças que vão de gripe comum à doenças mais severas, como a Síndrome Respiratória do Oriente Médio (MERS-CoV) e a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS-CoV).
O coronavírus descoberto no final de 2019 causa a COVID-19.
Aqui no Brasil a preocupação é com a causa do SARS CoV-2, o que acaba levando às pessoas a ficarem internadas nos hospitais públicos e particulares.
E o que você precisa saber dessa Síndrome Respiratória Aguda Grave, é:
1. Doença de origem viral – se manifesta como síndrome gripal, tem duração média de 5 a 7 dias.
Nesta fase inicial o diagnóstico é clínico e o tratamento precoce recomendado é com medicamentos que tem efeito antiviral conhecidos, enquanto se aguarda a confirmação do diagnóstico pelos testes PCR-rt.
2. Síndrome Inflamatória Aguda Sistêmica - se manifesta com várias alterações que se iniciam a partir do sexto ao décimo quarto, podendo chegar até o vigésimo dia.
Nesta fase denominada de Tempestade de citocinas o processo é basicamente inflamatório, sendo a Interleucina-6 (IL-6)um dos principais fatores envolvidos, aumentando a permeabilidade dos vasos desencadeando a cascata da coagulação, predispondo a coagulação intravascular disseminada com as suas consequências.
O aumento do Fator de Necrose Tumoral e do Interferon gama, promovem a hipertermia, aumento da permeabilidade vascular, lesão pulmonar, aumento de proteínas de fase aguda. O Interferon por sua vez vai justificar a fadiga, tontura, cefaleia.
Os pacientes com baixo número de linfócitos diminuem a capacidade de combater novos ataques.
3. Índice de mortalidade quando tratada de forma precoce e adequada similar à síndromes virais respiratórias e a pneumonias.
4. Diante da apresentação desta patologia, fica a recomendação de tratar de forma vigorosa cada uma de suas fases com medicações específicas.
5. Cuidados maiores com idosos com doenças associadas, principalmente Diabetes e Obesidade.
6. Manter cuidados de higiene.
7. População infantil, jovens e adultos jovens mantendo vida normal.
8. Retorno as escolas.
Comments