Calor e baixa umidade do ar: Impactos na saúde, especialmente no sistema respiratório.
- jessicasouza94
- 28 de set. de 2023
- 1 min de leitura
A umidade presente no ar, refere-se a quantidade de água existente na atmosfera, em forma de vapor. Ela influencia na temperatura, na formação das chuvas, na sensação térmica e na saúde do ser humano.
Quando ocorre a combinação de calor e baixa umidade (baixa quantidade de água na atmosfera), podemos observar alguns impactos em nossa saúde, principalmente relacionadas ao sistema respiratório.
As condições de calor e baixa umidade, o tempo seco, podem resultar em uma variedade de sintomas e problemas de saúde, entre eles: ressecamento e sangramento nasal, tosse seca, dores de cabeça, rinite alérgica, irritação na garganta, irritação nos olhos, sinusite, entre outros.
Alguma medidas preventivas que preservam nossa saúde e bem-estar no tempo seco, podem ajudar bastante a reduzir os desconfortos e sintomas, como manter-se hidratado, banhos refrescantes, usar roupas leves, evitar atividades físicas no período do meio dia, utilizar solução salina nas narinas para evitar o ressecamento, se possível tenha um umidificador, principalmente em locais com ar condicionado.
Lembramos que essas são dicas gerais para ajudar a lidar com estas condições climáticas, é importante adaptá-las conforme a necessidade. Em caso de sintomas persistentes ou com piora, procure um médico especialista para ajudar você e indicar o melhor tratamento.
Comments